quarta-feira, 16 de maio de 2012

Full Of Bullshit


Não para, de jeito nenhum…

Chega a ser inacreditável a incapacidade de autocrítica e autoanálise das pessoas que ocupam esse mundo.

Sim, admito sem problemas que essa é uma generalização absurda, mas a indignação com a estupidez exaurida pelos poros da maioria chega a doer o suficiente pra “imputecer” qualquer um que tem como visão pessoal ser lógico e correto com as coisas nas quais vê.

Nós estamos agora no mundo do compartilhamento! E isso é ótimo, e ao mesmo tempo é horrível, pois da as pessoas completamente incapazes a possibilidade de falarem e darem seus “pitacos” sobre coisas sérias.

O compartilhamento de imagens, vídeos, nomes, idéias e, principalmente, de opiniões com pitadas de trollagem criaram uma rede absurda de informações falsas, mal explicadas e opiniões completamente estúpidas.





Estamos em uma fase de liberdade de expressão enorme e, quanto a mim, não tenho absolutamente nada contra isso, mas existe um porém. A opinião errada sobre um assunto sério, técnico e importante não é liberdade de expressão, e sim, uma irresponsabilidade com a verdade e com o assunto específico em si.

Hoje qualquer pessoa acha que tem o direito de opinar sobre qualquer assunto independente de obter ou não conhecimento sobre o mesmo. Vou dizer a vocês, a alguns anos isso não era um problema, pois por mais que essas mesmas pessoas opinassem sobre as mesmas coisas de hoje, os assuntos morriam em bares, salas de aula e de escritórios e por aí vai.

Com a conexão quase obrigatória do mundo, com a capacidade de vídeos do YouTube, imagens pelo Facebook e sites a fora virarem virais, certos assuntos extremamente complexos chegam aos ouvidos e olhos de um público leigo tão incapacitado que não consegue identificar a própria ignorância. E a partir disso esse mesmo público fala... E como fala... E como fala bobagem!

Não consegui ver ainda alguma modificação do rumo natural das coisas por culpa disso, mas me preocupo muito com isso. Já temos um sistema governamental que é simplesmente indiferente ao funcionamento técnico dos assuntos que o mesmo decide. Mas ainda não vi uma pressão pública forte nascer a partir de uma opinião leiga, cheia de bobagens, que acha estar fazendo parte do lado certo, ou correto de uma determinada questão. Acho que ainda hoje o compartilhamento desse tipo de material não tem força para mover uma massa equivocada que consiga tal façanha, mas isso não significa que não terá.

A quantidade de mentiras, bobagens, asneiras escarram a irresponsabilidade das pessoas para com os assuntos técnicos. E o pior é que eu tendo a crer que isso tudo é simplesmente falta de capacidade das pessoas de analisar o que significa a tal liberdade de expressão.

A real importância da possibilidade de poder fazer parte do mundo através da fala e o que significa a total liberdade para com isso foi completamente esquecida e vulgarizada.

O poder da palavra hoje é completamente diminuído, mal utilizado e perigosamente espalhado!

Alias, não me venham dizer que sempre foi assim, pois a nível mundial essa liberdade existe a no máximo 60 anos, com o período pós guerra. E no Brasil faz 26, 27 anos com o fim da ditadura que a liberdade de expressão começou.

O poder da palavra, o poder da voz e os efeitos da opinião são novos, e com a internet unida à incompreensão são um perigo. Ainda mais em um país onde os interesses governamentais estão acima de qualquer entendimento técnico!  

Estamos mergulhados em uma sopa fria cheia de bobagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário